Avenida Doze de Maio, 353 CEP 85150-000 - Turvo - Paraná - CEP 85150-000 |
(42) 3642-1145 |
ouvidoria@turvo.pr.gov.br
| Acessibilidade

Prefeitura de Turvo fortalece a agricultura local com curso gratuito de apicultura

Quinta-feira, 28 de setembro de 2023

Última Modificação: 29/09/2023 08:19:02 | Visualizada 66 vezes


Ouvir matéria

Na última terça-feira (26) a Prefeitura Municipal de Turvo em parceria com o IDR Paraná iniciou um curso de criação de abelhas e produção de mel, uma iniciativa promovida por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária do Turvo com o apoio das secretarias da região. O evento atraiu aproximadamente 120 produtores rurais de diferentes cidades, sendo Reserva do Iguaçu, Prudentópolis, Pitanga, Guarapuava, Boa Ventura de São Roque, Santa Maria do Oeste, Pinhão, Candoí e Inácio Martins.

 

Realizado na Câmara dos Vereadores, o curso iniciou-se às 8h com a abertura, sendo conduzida pelo Médico Veterinário Celso Doliveira. A seguir, houve diversas palestras que abordaram a criação de abelhas, a legislação vigente, a implantação de apiários meliponários e ao melhoramento genético das abelhas. Essas palestras foram ministradas por especialistas na área, sendo a Dra. Dayanne Louise Prado, o técnico agrícola Marlon Tiago Hladczuk, o Dr. Patrikk John Martins e o experiente apicultor Rafael Woronhunk, respectivamente.

 

No segundo dia (27)P, o curso iniciou-se com uma palestra realizada pelo apicultor Rafael Woronhunk que palestrou sobre a colheita APIS, sobre a colheita do mel produzido pela abelha Apis Mellifera. Posteriormente, Marlon Tiago Hladczuk, técnico agrícola do IDR Paraná, compartilhou informações sobre a colheita de mel com abelhas sem ferrão, além de explorar as oportunidades de negócios no setor de apicultura. O encerramento do curso foi realizado pela apresentação do engenheiro de alimentos, Pós-Dr. Marcelo Bellettini, que falou sobre "Casa do Mel".

 

Essa iniciativa tem como objetivo incentivar tanto os produtores locais quanto a comunidade em geral a investir na apicultura e na produção de mel. Além disso, cursos que auxiliam na criação de um novo setor de investimento dentro do município auxilia no crescimento da economia local.

 

 Galeria de Fotos

 Veja Também