Avenida Doze de Maio, 353 CEP 85150-000 - Turvo - Paraná - CEP 85150-000 |
(42) 3642-1145 |
ouvidoria@turvo.pr.gov.br
| Acessibilidade

Alunos da rede municipal de ensino recebem oficina ambiental em conscientização ao Dia da Árvore

Sexta-feira, 22 de setembro de 2023

Última Modificação: 22/09/2023 14:37:32 | Visualizada 84 vezes


Ouvir matéria

Nesta quinta-feira (21), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Engenharia e Urbanismo, em parceria com a equipe do subprojeto de Educação Ambiental da UNICENTRO, promoveu uma oficina enriquecedora para os estudantes da Escola Municipal do Campo Infância Feliz. O objetivo principal foi sensibilizar os alunos sobre o Dia da Árvore, enfatizando sua importância e apresentando as Estações Ecológicas do nosso Município.

A oficina teve início às 14h, na localidade de Passa Quatro, e contou com a participação especial da orientadora Ana Lucia e sua equipe de educação ambiental, que desempenham um papel fundamental nas ações e pesquisas realizadas nas Unidades de Conservação e Estações Ecológicas. Essa equipe tem se dedicado a expandir a educação ambiental nas Escolas Municipais, destacando a importância das Estações Ecológicas Municipais.

A atividade começou com a apresentação de um teatro de fantoches “As aventuras de Sussu: desvendando as Estações Ecológicas Rio Bonito e Felippe Paulo Rickli”, com personagens personalizados que representavam elementos emblemáticos da nossa região, tais como o pinhão, a gota de água, a abelha, a cuia de chimarrão, a pesquisadora ecológa e a Sussu. A Sussu, “nossa mais famosa” e querida mascote que representa Estações Ecológicas, tem esse nome em referência à Sussuarana, uma espécie de onça-parda encontrada em nossa região. Após a apresentação teatral, a equipe conduziu uma série de atividades práticas, tornando o aprendizado sobre as nossas estações ecológicas uma experiência divertida e cativante para os nossos alunos.

Essa iniciativa se alinha com as diversas outras ações que a Prefeitura Municipal de Turvo vem desenvolvendo, como projetos de plantio de árvores envolvendo os estudantes, a arborização das áreas urbanas de nossa cidade, além de palestras e discursos que buscam conscientizar nossos alunos sobre a importância da preservação ambiental.

As ações de educação ambiental desenvolvidas por professores e acadêmicas da UNICENTRO fazem parte do plano de manejo das estações ecológicas municipais. Sendo assim, a realização dessa ação, por ocasião do Dia Mundial da Árvore, teve como objetivo principal promover a compreensão e a conscientização dos nossos alunos sobre a importância da educação ambiental, assegurando que o nosso Município continue progredindo de maneira sustentável e responsável.

 Galeria de Fotos

 Veja Também