Avenida Doze de Maio, 353 CEP 85150-000 - Turvo - Paraná - CEP 85150-000 |
(42) 3642-1145 |
ouvidoria@turvo.pr.gov.br
| Acessibilidade

Prefeitura de Turvo apresenta proposta de criação de nova Estação Ecológica em consulta pública

Terça-feira, 18 de abril de 2023

Última Modificação: 18/04/2023 17:52:29 | Visualizada 93 vezes


Ouvir matéria

Na última quinta-feira (13) aconteceu na Câmara Municipal de Turvo a Consulta Pública onde a prefeitura de Turvo apresentou aos participantes a intenção em adquirir uma nova área para a criação de uma Estação Ecológica.

A consulta contou com a participação de representantes do Instituto Água e Terra, professores pesquisadores representando a Unicentro, representantes da IbemaPar, alunos e professores do curso de Recursos Humanos do SENAI, servidores públicos municipais, vereadores e a sociedade civil.

Foi apresentado a importância de ter unidades de conservação no município de Turvo. O município possui outras Unidades de Conservação e recebe do governo Estadual recursos financeiros (ICMS-Ecológico), que são valores destinados para a melhoria da saúde, educação e para o meio ambiente. Conforme apresentou o Secretário Municipal da Fazenda Emerson Campos dados financeiros que demonstraram a evolução do município de Turvo após a criação das estações ecológicas municipais.   

Também foi apresentado dados ambientais sobre a importância de criar novas áreas protegidas no município de Turvo, essas informações foram apresentadas pelo Professor pesquisador da UNICENTRO, Paulo Roberto da Silva, que desde 2017, juntamente com outros professores e alunos, realizam importantes pesquisas sobre a biodiversidade nas estações ecológicas de Turvo. 

A consulta pública possibilitou a interação dos participantes que realizaram questionamentos e puderam ouvir do Prefeito municipal, a intenção de Turvo adquirir novas áreas para a criação de estações ecológicas.

Também houve a fala do Chefe do Instituto Água e Terra da regional de Guarapuava, Marco Antônio Silva que participou do evento e falou das medidas e procedimentos para criar uma estação ecológica. 

A consulta pública foi muito positiva e a participação da sociedade fez toda a diferença, pois, são momentos como este que promovem e incentivam a participação da sociedade na tomada de decisões relativas à formulação e definição de políticas públicas de melhorias para a cidade de Turvo.


 

 Galeria de Fotos

 Veja Também