Avenida Doze de Maio, 353 CEP 85150-000 - Turvo - Paraná - CEP 85150-000 |
(42) 3642-1145 |
ouvidoria@turvo.pr.gov.br
| Acessibilidade

115 mil peixes nativos são soltos no Rio Ivaí

Quinta-feira, 23 de junho de 2022

Última Modificação: 23/06/2022 17:21:01 | Visualizada 101 vezes


Ouvir matéria

Nesta quinta-feira (23), 115 mil peixes nativos foram soltos na Bacia do Rio Ivaí. A ação aconteceu por meio do projeto Rio Vivo, programa do governo do Estado do Paraná, que visa a preservação da vida aquática nas 16 bacias hidrográficas do Estado. 

A escolha do rio para a soltura dos peixes foi definida através de critérios técnicos, como a dificuldade do acesso da população em chegar nas cabeceiras do rio, garantindo assim o isolamento e a proteção natural das espécies de peixe que existem nesse lugar, contribuindo para a sua relevância ecológica. O Rio também foi escolhido para ter um trecho de 200km, transformado em reserva de pesca esportiva.

O Rio Ivaí forma uma importante bacia hidrográfica caracterizando-se como um dos principais rios do Paraná. Por sua importância ambiental, ações de soltura de peixes nativos, preservação da vegetação ciliar e a educação ambiental colaboram para a sua preservação e recursos naturais.

Além dos peixes, foram plantadas mudas de árvores nativas para compor a vegetação ciliar, com os alunos e professores da escola municipal Infância Feliz.

Estiveram presentes no evento o Superintendente da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (SEDEST) Francisco Martin, o Deputado Estadual Rodrigo Estacho, o Vice-Prefeito Aroldo Correa de Matos, os Vereadores Adevilson Dias Machado, Evanilson Santos Miranda e Vivaldo dos Santos Souza, o Assessor de Gabinete Onezimo Ferreira, o Secretário de Meio Ambiente, Engenharia e Urbanismo Ricardo Cristoforu, a polícia ambiental e os moradores da região e da comunidade Colônia Velha Ivaí. 

O município de Turvo, participa e desenvolve diversas ações em defesa do meio ambiente e os resultados refletem na qualidade de vida da população e na sustentabilidade ambiental. Ações como esta, garantem que as futuras gerações desfrutem de um ambiente natural preservado e com qualidade para todos.

 Veja Também