Terça-feira, 07 de junho de 2022
Última Modificação: 07/06/2022 08:47:06 | Visualizada 382 vezes
Ouvir matéria
Em 2017, o antigo Lixão do município passou a ser um Centro de Tratamento de Resíduos - CTR, um local onde todos os tipos de resíduos encontram uma destinação final ambientalmente adequada. Para evitar a proliferação de doenças e contaminação do solo, o barracão do CTR é cercado com tela, sinalizado com placas que indicam o local ideal para descarte de materiais, e toda triagem e destinação do material reciclável coletado pela cidade é realizado pela Associação de Catadores de Materiais Recicláveis Amigos da Natureza.
Os materiais recicláveis são destinados pelos associados e o restante do resíduo comum coletado vai para a estação de transbordo, e em seguida é destinado para um aterro sanitário devidamente licenciado, em outro município. O lixo orgânico separado, serve para a realização da compostagem, uma forma sustentável de reciclagem da matéria orgânica. Sendo assim, toda forma de lixo tem seu devido destino, no lugar correto e sem prejudicar o meio ambiente.
Apesar da extinção do lixão há 04 anos, muitas pessoas ainda acreditam que o local fornece resquícios de alimentos, vindos junto com o lixo orgânico, e por conta disso, acabam abandonando animais domésticos no local. Os animais abandonados lá, passam fome, sede, frio e medo. De acordo com o Departamento de Meio Ambiente, cerca de 05 cachorros são abandonados por mês no CTR, mas estima-se que esse número seja muito maior, devido a quantidade de animais encontrados diariamente sem vida na PRC 466.
O Centro de Tratamento de Resíduos, não é um ambiente ideal para cachorros e gatos, não há como prover alimentação a todos os animais abandonados no local, também não há como garantir que estes tenham acesso ao básico necessário para sobreviver. Assim como o ser humano, os animais domésticos também sentem medo e tem suas necessidades básicas. Abandona-los, gera sofrimento extremo ao animal e os deixa sujeitos a maus-tratos, doenças, atropelamentos e a morte. Abandono de animais é um ato desumano de crueldade extrema.
Caso seja tutor de um animal, e não consiga mais mantê-lo, busque um novo lar para ele, ou converse com protetores para garantir a qualidade de vida do pet, mas em hipótese alguma cogite abandoná-lo na rua.
O abandono de animais é crime previsto pela Lei Federal nº 14.064/20, com pena de até 05 anos. Não importa qual a intenção do indivíduo ao largar um ser vivo no local onde acredita que eles poderão sobreviver sozinhos, o único destino que os animais abandonados no CTR tem, inevitavelmente, é o sofrimento e a morte.
Prefeitura de Turvo movimenta mais de R$ 6,65 milhões na economia local com antecipação de salários.
Prefeitura de Turvo realiza campanha de prevenção à dengue com ações educativas e mutirão