Quinta-feira, 26 de maio de 2022
Última Modificação: 27/05/2022 10:04:51 | Visualizada 209 vezes
Ouvir matéria
Nesta quinta-feira (26), aconteceu a caminhada do Combate ao Abuso e à Exploração Sexual da Criança e Adolescente.
Banner Faça Bonito (Foto: GECOM/Prefeitura de Turvo)
O Dia D do Maio Laranja, estava previsto para o dia 18 de maio, data nacional do Combate ao Abuso e à Exploração Sexual da Criança e Adolescente, mas devido às condições climáticas foi adiado para esta quinta-feira.
Durante o mês foram desenvolvidas atividades nas escolas com os alunos e professores, voltadas para orientações e a importância da denúncia. Os técnicos do CRAS realizaram uma fala sobre o tema, estavam presentes os representantes do Conselho Tutelar, Creas, alunos da rede Municipal e estadual de educação e as crianças e adolescentes do Centro de Convivência, ainda aconteceram palestras sobre sexualidade nos 5º anos da rede de educação, apresentações lúdicas nas séries iniciais, CMEIS e pré escola. Também foi trabalhado falas na rádio no dia 13 de maio com continuidade dia 03 de junho. E ainda está em desenvolvimento o Concurso Araceli com os alunos da rede Municipal e Estadual de educação, um concurso de vídeos sobre a temática do abuso.
A Lei Municipal nº 11 de 2020, institui no calendário oficial do município a semana de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual da Criança e Adolescente. Este ano os trabalhos sobre o Maio Laranja foram desenvolvidos em conjunto pela Secretaria Municipal de Família e Desenvolvimento Social, Secretaria Municipal de Saúde, Secretária Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação e Secretaria Municipal de Administração.
A campanha do Maio Laranja é importante para reforçar o combate à violência contra crianças e adolescentes. É necessário falar sobre o assunto para que essas situações sejam denunciadas.
De acordo com o Instituto Ramacrisna, todos os anos 500 mil crianças e adolescentes são explorados sexualmente no nosso país e a expectativa é que somente 7,5% dos dados cheguem a ser denunciados às autoridades. Entre as vítimas, cerca de 51% têm entre 01 a 05 anos de idade . A maior parte dos abusos contra crianças e adolescentes acontecem dentro de casa e de acordo com especialistas, as vítimas desse tipo de violência se tornam adultos que se sentem extremamente constrangidos e angustiados em diversas situações.
Se você tem conhecimento de algum caso de abuso sexual infanto-juvenil, denuncie. Sua colaboração é de extrema importância para garantir a segurança e proteção de nossas crianças e adolescentes. Ligue para o Disque 100 ou diretamente para o Conselho Tutelar de Turvo pelo telefone (42) 3642-1382.
Como surgiu o Maio Laranja
Em 18 de maio de 1973, Araceli, com apenas 08 anos, foi sequestrada, drogada, violentada sexualmente e assassinada, em Vitória, no Espírito Santo. Mas em 1991, os três réus acusados foram absolvidos e o crime permanece impune até hoje.
Diante de tal injustiça, militantes e entidades se mobilizaram para a criação do Dia de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual da Criança e Adolescente. A data escolhida foi 18 de maio, dia do assassinato de Araceli. Em 2000, após a aprovação da Lei Federal 9.970/2000, o dia se tornou oficial em todo o país.
O símbolo da campanha é a gérbera, uma flor de cor laranja. A planta foi escolhida por ser muito popular no país e pela sua fragilidade e vulnerabilidade. Dentro deste contexto, o mês de maio ficou conhecido como Maio Laranja.
#ods
Inscrições para o Ano Letivo de 2025: Matrículas e Rematrículas
Prefeitura entrega presente e salário adiantado em comemoração ao dia do servidor público