Avenida Doze de Maio, 353 CEP 85150-000 - Turvo - Paraná - CEP 85150-000 |
(42) 3642-1145 |
ouvidoria@turvo.pr.gov.br
| Acessibilidade

Projeto Água para Beber na comunidade Faxinal de Baixo

Segunda-feira, 23 de agosto de 2021

Última Modificação: 24/08/2021 13:22:40 | Visualizada 351 vezes


Ouvir matéria

No dia 11 de março de 2020, o Município de Turvo, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo, realizou ação do Projeto Água para Beber na comunidade Faxinal de Baixo, onde são realizados diversos trabalhos para a proteção de nascentes e qualidade da água para consumo. A fonte localizada na comunidade em questão fornece água para mais de 20 (vinte) famílias, e é uma nascente com ótima vazão, mais que precisava ser protegida para melhorar a qualidade da água oferecida.

O projeto foi amplamente divulgado pela Prefeitura Municipal no site oficial, confira a matéria aqui.

 

ANTES DO PROJETO

Diagnóstico da situação antes da proteção de nascente.

Antes do projeto, foi realizado análise sobre a água do local, onde conforme o relatório, está foi dada como insatisfatória para consumo, conforme relatório que pode ser acessado clicando aqui.

 

COMO FUNCIONA O PROJETO

Os trabalhos são iniciados com a visita da equipe técnica que faz o diagnóstico no local e reunião com os moradores, com duas semanas de antecedência, deixando assim as famílias contempladas, responsáveis pelos trabalhos de apoio, como peneiração de toda terra a ser utilizada e a separação de pedras (pedra ferro), deixando estes materiais próximos ao local dos trabalhos. 

No dia 16 de março de 2020, a equipe técnica da Prefeitura Municipal e um dos moradores da localidade, estiveram em cada residência conversando com os moradores, os quais tomaram ciência dos cuidados para com o sistema e o regulamento para intervenções, assinando inclusive o termo de ciência sobre as ações a serem realizadas.

Ações realizadas:

  • Conscientização
  • Reunião com a comunidade
  • Análise de água
  • Construção da proteção da nascente.
  • Instalação do reservatório de água.
  • Instalação das ligações de distribuição de água para cada residência.
  • Termo de ciência para cada morador.

 

Apesar do trabalho realizado pela Prefeitura Municipal, foi identificado o descumprimento das regras para a manutenção do sistema de abastecimento coletivo, onde, há a depredação do patrimônio público pelo mal zelo do sistema. A intervenção isolada de cada morador sem prévio comunicado aos usuários do sistema compromete a distribuição de água para todos. Reforçamos que o projeto de proteção de fonte já ocorreu em várias comunidades como: São Geronimo, Arroio Fundo dos Pupos, Passa Quatro, onde, além da proteção de fonte houve plantio de mudas nativas e análises de água.

A Prefeitura de Turvo mantém o compromisso de buscar alternativas para a oferta de água potável para a comunidade e neste sentido tem buscado junto a Sanepar a possibilidade de ampliação do sistema de distribuição de água de Faxinal da Boa Vista, o estudo de viabilidade ocorre de acordo com as projeções da concessionária.

No entanto, até que seja possível a intervenção da concessionária, incentivamos aos usuários a praticar o correto uso do sistema e a utilização de forma consciente da água, onde todo tipo de desperdício poderá refletir na falta de água para todos.

Os moradores da comunidade, podem ainda criar uma diretoria ou associação que se responsabilize pelo sistema, a qual poderá contar com o conhecimento técnico de pessoas da comunidade e apoio do poder público municipal.

A Prefeitura de Turvo estará realizando os reparos necessários para o correto funcionamento do sistema de abastecimento de água Faxinal de Baixo, e ressalta que a parceria entre a comunidade e o poder público é o pilar fundamental para que continuemos garantindo serviços públicos de qualidade.

 Veja Também