Segunda-feira, 07 de julho de 2025
ÚVisualizada: 8 vezes
Ouvir matéria
Na última quarta-feira (02), Turvo sediou uma importante capacitação sobre os sistemas integrados de cultivo de erva-mate sombreada sob araucárias. O evento reuniu agricultores familiares, técnicos e pesquisadores com o objetivo de incentivar práticas sustentáveis, produtivas e economicamente viáveis para a agricultura familiar.
A programação começou às 8h30 com um café típico, valorizando os produtos locais. Em seguida, às 9h, foi realizada a abertura oficial, marcando o início de um dia dedicado ao aprendizado e à troca de experiências.
No período da manhã, o pesquisador Dr. Ives Goulart, da Embrapa, conduziu uma palestra abordando as diferentes formas de produção de erva-mate, comparando os sistemas de cultivo a pleno sol e em áreas sombreadas. Na sequência, o Dr. Jonas Bianchin, do IDR-Paraná, falou sobre o potencial produtivo da araucária enxertada e sua integração com a agricultura familiar. Por fim, Marco Antônio Silva, do IAT, apresentou orientações sobre o licenciamento ambiental para atividades rurais.
Após o almoço, os participantes seguiram para uma propriedade rural da região, onde foram realizadas atividades práticas com demonstrações de técnicas de enxertia de araucária, poda e colheita da erva-mate e comparações entre os diferentes sistemas de cultivo.
A capacitação foi promovida pela Prefeitura de Turvo, IDR-Paraná, Embrapa, Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Paraná e IAT, com apoio da FINEP.