Terça-feira, 23 de maio de 2023
Última Modificação: 23/05/2023 13:49:31 | Visualizada 138 vezes
Ouvir matéria
Hoje, o Turvo enfrenta diversos impasses que foram gerados pelas chuvas intensas e não há dúvidas de que esta situação tem afetado as casas, as ruas e ainda tem causado obstruções nas galerias. Uma das principais causas deste cenário é o assoreamento do córrego que corta a cidade, já que com ele o escoamento das águas se torna cada vez mais difícil. Todavia, é necessário visar que este assoreamento ocorre devido a sedimentação natural e a ação humano, como o descarte de lixo e resíduos de maneira errada.
Por isso, é necessário realizar o desassoreamento para preservar o meio ambiente e promover segurança para a população. Esta ação promove muitas melhorias, como a melhora na quantidade e qualidade de água disponível no Município.
A Prefeitura já identificou 7 (sete) pontos críticos que necessitam de intervenção, e esta intervenção já está em processo de solicitação de outorga para o desassoreamento e obtenção de Licença Ambiental junto ao Instituto de Água e Terra do Paraná.
Além disso, houveram moradias remanejadas na Vila Jaime, também já obtivemos o ampliamento da contenção localizada no Jardim Vitoria e nas próximas semanas será trabalho acontecendo próximo à manilhas existentes.
Porém, além de ser necessário fazer a intervenção nestes pontos, também é necessário que a população não despeje mais lixos ou outros materiais nos córregos. Além disso, é muito importante que a mata ciliar siga sendo preservada e que construções próximas aos rios sejam evitadas.
São essas ações individuais que fazem a diferença na preservação dos recursos hídricos e na prevenção das enchentes. Dessa forma, conta-se com a colaboração e compreensão dos moradores do Município para que juntos possamos enfrentar os desafios e promover a preservação ambiental em Turvo.
Prefeitura amplia a frota de máquinas pesadas com aquisição de nova pá-carregadeira
Nova retroescavadeira e carreta prancha atenderão produtores rurais