Sexta-feira, 19 de maio de 2023
Última Modificação: 19/05/2023 16:20:09 | Visualizada 131 vezes
Ouvir matéria
Em uma iniciativa da Secretaria Municipal de Família e Desenvolvimento Social e da Secretaria Municipal da Agricultura e da Pecuária, em parceria com a Guayakí, as hortas comunitárias oferecem a comunidade local um espaço compartilhado para a produção de diferentes tipos de verduras, frutas e hortaliças. Nelas a população tem a oportunidade de produzir seu próprio alimento, levando a mesa da comunidade aquilo que ela mesma produz de forma orgânica.
Hoje, existem três hortas comunitárias no Município, localizadas no bairro Jardim Filadélfia, no BNH e no Faxinal dos Vidal. A ação atende famílias que possuem cadastros únicos, que em sua maioria recebem Bolsa Família e são consideradas famílias PAIF - Programa de Atenção Integral a Família. Sendo a horta, neste sentido, um instrumento de trabalho com famílias em vulnerabilidade social.
Os espaços contam com o cuidado e responsabilidade da comunidade, pois elas necessitam de manutenção frequentemente. Atualmente, os envolvidos se encontram todas as quintas-feiras na horta localizada no Faxinal do Vidal, no Jardim Filadélfia e nas sextas-feiras, às 08:30, no Núcleo Habitacional Arvoredo
Para aqueles que participam e cuidam das hortas comunitárias a atividade vai muito além de proporcionar melhorias da qualidade e distribuição de alimentos, o exercício faz bem para saúde física e mental, e ainda promove melhor relação social entre a comunidade.
Aos interessados em participar não é preciso nenhum cadastro, nos dias já mencionados o lugar estará aberto para cuidados.
Mais habitação e inclusão social: Turvo receberá novo conjunto habitacional
Aumigo: Conheça o Programa Municipal de Castração de Animais
Segunda etapa da Habitação Solidária dá mais esperança e qualidade de vida para 12 famílias