Quinta-feira, 01 de setembro de 2022
Última Modificação: 01/09/2022 19:19:27 | Visualizada 107 vezes
Ouvir matéria
Neste sábado (27), aconteceu a 5ª edição da Tarde Cultural.
O projeto consiste na oferta de espaços de cultura, esporte e lazer por meio da realização de oficinas, rodas de conversa, jogos, entre outros, que permitem que adolescentes expressem suas identidades, ideias e singularidades, colocando-os na condição de protagonistas na garantia de seus direitos e na promoção de sua saúde mental.
A proposta executada pelo CRAS, surgiu através de reuniões realizadas junto a serviços públicos e entidades da sociedade civil que realizavam atividades voltadas ao público adolescente. O desafio era ofertar um serviço que possibilitasse a realização de um trabalho social com um público adolescente.
A comissão organizadora do evento é composta por adolescentes, que planejam e auxiliam na execução do projeto assumindo um papel de protagonistas desse processo.
As Tardes Culturais ocorrem aos sábados, sendo ofertadas oficinas de artes marciais, artesanato, danças, stencil, basquete de rua e apresentações de rap com batalha de rima. Também são disponibilizadas mesas de jogos, como xadrez, damas e tênis de mesa e rodas de conversa, que tratam de temas como os direitos das mulheres, drogas, participação política de jovens, ansiedade, entre outros.
No último sábado, dia 27 de agosto, estiveram presentes adolescentes de diferentes bairros e localidades, chegando a passar pelo evento cerca de 200 jovens. O evento gratuito aconteceu na Praça 31 de Outubro, com início às 14h. A próxima edição da Tarde Cultural está prevista para acontecer em novembro.
A Tarde Cultural é um evento social que acontece em uma parceria entre as secretarias de Desenvolvimento Social e Família; Esporte, Cultura e Turismo e Saúde.