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Professores recebem capacitação voltada a educação especial

Sexta-feira, 01 de outubro de 2021

Última Modificação: 01/10/2021 15:22:30 | Visualizada 393 vezes


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A Secretaria de Educação, Cultura e Esporte, visando garantir a qualificação de sua equipe, e assim levar um serviço de melhor qualidade para nossas crianças, tem investido grandemente em cursos de capacitação.

Atualmente o Município possui casos de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA); Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH); Atraso no Desenvolvimento Neuropsicomotor; Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC); quadro de paralisia cerebral; Síndrome de Down; Deficiência Auditiva e Visual, com a crescente demanda de atendimento no setor de educação especial, em conformidade com a Lei n°13.146, de 6 de julho de 2015, Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, em seu artigo 27, foi dado início na capacitação dos profissionais, preparando-os para atender estes alunos.

O psicólogo Anderson, o qual realiza o atendimento de alunos no Centro De Avaliação E Atendimento Psicopedagógico – Setor de Educação Especial, tem se reunido com professores da educação infantil tanto da sede, quanto do Distrito Faxinal da Boa Vista, a fim de instrumentalizar os professores para desenvolverem um trabalho ainda mais eficiente com os alunos em sala de aula.  

Neste momento, o tema trabalhado é sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), que consiste em um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, podendo apresentar um repertório restrito de interesses e atividades, e transtorno de processamento sensorial. Os professores estão conhecendo o transtorno e desenvolvendo estratégias para trabalhar com cada aluno, tendo em vista que há níveis e expressões do autismo.

Visando garantir o acesso a uma educação de qualidade, com acessibilidade e equidade, a Prefeitura de Turvo tem garantido que alunos com deficiência tenham acesso aos centros de apoio, proporcionando que o aluno e também o profissional que o acompanha, possuam atendimento especializado.

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