Sexta-feira, 16 de julho de 2021
Última Modificação: 16/07/2021 13:58:25 | Visualizada 376 vezes
Lançamento do Programa Leite 10+
Ouvir matéria
A Prefeitura Municipal de Turvo, por meio da Secretaria de Agricultura e Pecuária, lançou ontem o Programa Leite 10+, o programa que foi iniciado em 2010, pelo então Secretário de Agricultura e agora Prefeito Jeronimo Gadens do Rosário, tem como intuito dar suporte e condições aos pequenos agricultores para melhorias na produção.
O Programa Leite 10+, um upgrade do Programa Leite 10, iniciado há dez anos, busca garantir a 69 produtores, além dos benefícios previstos anteriormente, ferramentas de gestão, meios de diagnosticar a propriedade rural, dando condições de que os produtores tenham em mãos na hora da tomada de decisão, dados que auxiliarão para a exatidão de suas atividades.
A melhoria do Programa, é uma parceria entre o Município de Turvo e o Cilla Tech Park, uma associação sem fins lucrativos, que proporciona um ambiente de inovação unindo em um mesmo espaço o poder público junto com as empresas, agricultores e as universidades, a fim de garantir o desenvolvimento da região. Na ocasião, participaram os representantes do Cilla, Capitão Lorenzo, Diretor Executivo e Marcio Fernandes, Diretor de Relações Institucionais, que tem trabalhado diretamente com o município para o desenvolvimento deste sistema.
O produtor Alex, participante do projeto cita que “essa ferramenta poderá auxiliar na tomada de decisões, para que possamos caminhar juntos, identificar as dificuldades e assim mudar as estratégias”.
Flávio Luiz de Oliveira, Secretário de Agricultura e Pecuária, tem buscado melhorias no programa, e afirma que “é imprescindível darmos condições aos nossos produtores rurais de conhecer a realidade da sua propriedade, e isso será possível por meio do Programa Leite 10+, que além de auxiliar o produtor, irá garantir que o serviço prestado pela Secretaria, seja ainda mais eficiente”.
O Prefeito Jerônimo, acrescenta que “nós sempre buscamos ajudar os pequenos produtores rurais para que estes se mantenham na área rural, pensando como o município poderia dar melhores condições a essa cadeia tão importante para nossa economia e sustentabilidade, com isso, buscamos uma ferramenta que dê dados e indicadores, auxiliando os produtores a identificarem seus pontos fortes e a melhorar, e garantindo assim uma melhoria na produção”.
O lançamento ocorreu no dia 15 de julho, na Câmara de Vereadores de Turvo, respeitando todas as medidas sanitárias, de combate a covid-19.