Segunda-feira, 13 de julho de 2020
Última Modificação: 13/07/2020 15:23:10 | Visualizada 527 vezes
Ouvir matéria
Hoje o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA completa 30 anos. Esta Lei, reconhecida internacionalmente como uma das leis mais avançadas, tem sua importância por colocar as crianças e adolescentes como sujeitos de direitos. O que isso quer dizer?
Antes do ECA, havia o Código de Menores (Lei 6.697/1979), que apenas previa ações para o caso das crianças e adolescentes em “situação irregular”, o que provocava estigmatização e exclusão. Com o ECA, as crianças e adolescentes passaram a ter direitos assegurados em lei, com prioridade absoluta, como o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.
Esta lei é uma conquista de todos nós, mas ela em si não consegue mudar sozinha a sociedade. Para que esses direitos sejam de fato assegurados, precisamos de órgãos como o Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA, Conselho Tutelar, os serviços de educação, saúde, assistência social e tantos outros que compõem a Rede de Proteção. Não só isso, é preciso que a família e toda a sociedade estejam juntas na garantia desses direitos, cuidando para que nossas crianças e adolescentes se desenvolvam da melhor forma possível.
O CMDCA celebra essa data com toda a população de Turvo, em especial com todas as nossas crianças e adolescentes, do campo e da cidade, Indígena (Kaingang e Guarani), Quilombola e população negra, Faxinalense, portadora de deficiência e outros tantos grupos sociais, em seus diferentes modos de existir.
Sabe de alguma situação de violação de direito contra criança e adolescente? Informe o CMDCA pelo e-mail cmdca.turvo.pr@gmail.com ou o serviço de Proteção Social Especial, pelos telefones 3642-1840 / 99159-2201. Você ainda pode fazer uma denúncia em um serviço nacional, através do Disque 100.
Turvo recebe veículo 0KM para fortalecer políticas públicas para mulheres
Noite das Empreendedoras reúne mulheres para aprendizado e troca de experiências na Câmara Municipal
Crianças do Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos recebem presentes e cestas natalinas.