Segunda-feira, 01 de abril de 2019
Última Modificação: 01/04/2019 17:16:39 | Visualizada 1058 vezes
Ouvir matéria
As políticas públicas e os direitos dos idosos foram discutidos nesta sexta feira (29) durante a 3ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Turvo.
Promovida pela administração municipal, através das secretarias de Família e Desenvolvimento Social e de Saúde, o evento contou com a participação de cerca de 200 pessoas.
O encontro, que teve como tema “Os desafios de envelhecer no século 21 e o papel das políticas públicas”, foi dividido em quatro eixos temáticos, discutidos em grupo pelos participantes. Os eixos centrais foram:
1) Direitos fundamentais na construção/efetivação das política públicas;
2) Educação: assegurando diretos e emancipação humana;
3) Enfrentamento da violação dos direitos humanos da pessoa idosa;
4) Os conselhos de direitos: seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação das políticas públicas.
Após as discussões em grupos, os temas foram discutidos em conjunto por todos os participantes.
De acordo com a secretária de Família e Desenvolvimento Social, Maria Cristina Viana Leite, o resultado da Conferência é fundamental para a elaboração das políticas públicas voltadas aos idoso. “É neste momento que eles discutem e apresentam as suas realidades e necessidades. Parte do trabalho que será realizado para eles, através das políticas públicas, é pautado nesse encontro”, explicou a secretária.
Durante a conferência, também foi realizada uma apresentação artística cultural e foram definidos os novos membros do Conselho Municipal da Pessoa idosa e foi realizada a votação para os representantes de Turvo na Conferência Estadual da Pessoa Idosa.
Mais habitação e inclusão social: Turvo receberá novo conjunto habitacional
Aumigo: Conheça o Programa Municipal de Castração de Animais
Segunda etapa da Habitação Solidária dá mais esperança e qualidade de vida para 12 famílias