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Colégio Estadual Indígena Cacique Otávio dos Santos Participará da Etapa Nacional da V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente

Quinta-feira, 17 de maio de 2018

Última Modificação: 17/05/2018 15:51:46 | Visualizada 1171 vezes


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Entre os dias 07 e 10 de maio, aconteceu na cidade de Foz do Iguaçu a Etapa Estadual da V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, delegadas dos colégios estaduais Antônio Tupy Pinheiro, Cacique Otávio dos Santos, Evaldo Morski e da Escola Estadual do Campo Joanna Lechiw Thomé, acompanhadas pelas professoras Angelita Kaminski Bonavigo e Rosa Lucimara Ribeiro, apresentaram suas propostas.
O Colégio Estadual Indígena Cacique Otávio dos Santos, representado pela delegada Adriana dos Santos, apresentou o Projeto “Vamos Cuidar da Nossas Nascentes”, que ganhou destaque e foi selecionado para a Etapa Nacional, que acontecerá em Brasília – DF. O objetivo do projeto é valorizar o meio ambiente local, através da preservação das nascentes e da manutenção da qualidade da água, beneficiando de forma direta toda a comunidade. 
 

A Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA) é uma iniciativa do Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), constituído pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA).

É uma estratégia de mobilização de estudantes, adolescentes e jovens de todo o país visando promover a reflexão, o desenvolvimento de estudos e pesquisas, além de estimular a proposição de ações e projetos no contexto da temática socioambiental, considerando seus desafios e alternativas, no âmbito da escola e de seu entorno, em conformidade com as orientações expressas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental (DCNEA), aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação pela Resolução CNE/CP nº 02/2012.

A Conferência é um processo pedagógico, dinâmico, de diálogos e encontros, voltado para a valorização da cidadania ambiental nas escolas e comunidades a partir da educação ambiental crítica, participativa, democrática e transformadora. Ela se caracteriza como um processo dinâmico de encontros e diálogos, para debater temas propostos, deliberar coletivamente e escolher os representantes que levarão as ideias consensuadas para as etapas sucessivas.

A Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, realizada por adesão espontânea das escolas do segundo segmento do Ensino Fundamental, representa um marco na política de Educação Ambiental do país.

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