Segunda-feira, 10 de julho de 2017
Última Modificação: 10/07/2017 10:28:17 | Visualizada 981 vezes
Ouvir matéria
Nos últimos dias a solidariedade e o calor humano tomaram conta de Turvo. Uma equipe composta por 44 pessoas realizou no município a Missão Universitária Irmão Henri Vergès. Desde o último domingo (02) até hoje (08) diversas atividades paralelas foram realizadas pela equipe da Pontifícia Universidade Católica (PUC), em parceria com a administração municipal e a Paroquia Nossa Senhora Aparecida envolvendo todos os setores da comunidade.
De acordo com o prefeito Jerônimo do Rosário, o trabalho da equipe de estudantes e professores da PUC foi muito além de um trabalho técnico. “Os profissionais da Prefeitura têm um contato diário com a comunidade. Mas a presença da equipe da PUC intensificou ainda mais essa aproximação. Nós tivemos uma semana de troca de experiências e de muito mais proximidade com a população. Dos jovens aos adultos, passando pela comunidade indígena, todos puderam sentir esse calor humano e solidariedade de uma forma mais intensa. É uma experiência que entra para a história de Turvo”, afirmou o prefeito.
Para Marcos Gleiser, coordenador da 9ª Missão Universitária, o trabalho em Turvo superou todas as expectativas da equipe. “Se pudéssemos definir o nosso trabalho em uma única palavra seria acolhimento. Foi uma semana intensa, onde tivemos apoio do Município e, principalmente, o envolvimento e participação da comunidade. Nas nossas avaliações internas, todos os objetivos foram alcançados e saímos daqui o sentimento de missão cumprida”, enfatizou Marcos.
MISSÃO UNIVERSITÁRIA
Turvo foi selecionado para receber a Missão Universitária através de uma pesquisa social, que inclui vários aspectos. Foram realizadas três viagens iniciais ao município, até que, em maio deste ano, fosse definida a cidade.
A Missão Universitária Irmão Henri Vergès está em sua nova edição. Conforme Marcos Gleiser, os objetivos principais do projeto é levar solidariedade humana. “Para os acadêmicos, além da vivência prática, é incentivada a prática das boas ações. O trabalho desperta nos estudantes o bom coração, a prática do bem no seu cotidiano”, explicou.
ORGANOGRAMA
A equipe da PUC chegou a Turvo no domingo (02) e foram apresentados durante a missa na Igreja Católica.
Na segunda (03), foram realizadas palestras sobre drogas e gravidez na adolescência para os alunos do Colégio Edite Cordeiro Marques; dinâmicas com o grupo de hipertensos, no CRAS; relação entre os coleguinhas, nos CMEIs; e pintura da quadra do serviço de convivência Jardim Filadélfia.
Na terça (04), foi realizada uma panfletagem sobre a coleta seletiva do lixo; trabalho de integração com a tribo indígena; e executado o Projeto Vida, no colégio estadual.
Na quarta (05), foi realizada a pintura da quadra do serviço de convivência Jardim Filadélfia; encontro com os servidores públicos (agentes de saúde) ESFs; palestras sobre drogas e gravidez na adolescência para os alunos do Colégio Edite Cordeiro Marques; relação entre os coleguinhas – CMEIs; atividades no CRAs; APAE - Preparação para festa junina; e noite cultural no salão da Igreja com a comunidade em geral.
Na quinta (06), foram realizadas atividades com o grupo de convivência CRAS; e a equipe da PUC realizou a trilha ecológica;
Na sexta (07), foi realizada apresentação na comunidade Faxinal da Boa Vista; palestras sobre drogas e gravidez na adolescência para os alunos do Colégio Edite Cordeiro Marques; relação entre os coleguinhas e higiene pessoal – CMEIs; atividades com ensino fundamental sobre reciclagem; campanha de conscientização sobre a coleta seletiva do lixo; e, à noite, foi realizada uma festa de integração com a comunidade.
As atividades da Missão Universitária encerraram na manhã deste sábado (08), com um momento de espiritualidade.
EQUIPE
A equipe da Pontifícia Universidade católica (PUC), esteve composta por 44 pessoas em Turvo. São professores, equipe de apoio e acadêmicos dos campus de Toledo, Maringá e Londrina.
Fonte: Rede Sul de Noticias
Inscrições para o Ano Letivo de 2025: Matrículas e Rematrículas
Turvo é Reconhecido pelo Núcleo Regional de Educação com nota de 6,3 IDEB
Turvo é Reconhecido pelo Núcleo Regional de Educação com nota de 6,3 IDEB