Sexta-feira, 02 de dezembro de 2016
Última Modificação: 11/01/2017 13:29:08 | Visualizada 289 vezes
Ouvir matéria
A prefeitura municipal de Turvo, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu nesta sexta-feira, 2, uma blitz contra a Dengue, Zika e Chikungunya. A ação foi realizada na Avenida 12 de Maio entre as 9 horas e 16 horas.
A equipe da Saúde fez orientações em relação à limpeza correta de quintais e terrenos baldios, além de dar informações dos sintomas dessas doenças aos quais a população deve ficar atenta, para que procurem um hospital se necessário.
Sintomas da Dengue
De acordo com o Ministério da Saúde, depois da picada do mosquito com o vírus, os sintomas se manifestam normalmente do 3º ao 15º dia. Esse período é chamado de incubação. O tempo médio de duração da doença é de cinco a seis dias. É só depois do período de incubação que os seguintes sintomas aparecem:
Dengue Clássica
• Febre alta com início súbito; Dor de cabeça; Dor atrás dos olhos, que piora com o movimento deles; Perda do paladar e apetite; Náuseas e vômitos; Tonturas; Extremo cansaço; Manchas e erupções na pele semelhantes ao sarampo, principalmente no tórax e membros superiores; Moleza e dor no corpo; Muitas dores nos ossos e articulações.
Dengue Hemorrágica
Os sintomas da dengue hemorrágica no início da doença são os mesmos da dengue comum. A diferença ocorre, com maior freqüência, quando acaba a febre e começam a surgir os sinais de alarme:
• Dores abdominais fortes e contínuas; Vômitos persistentes; Pele pálida, fria e úmida; Sangramento pelo nariz, boca e gengivas; Sonolência, agitação e confusão mental; Sede excessiva e boca seca; Pulso rápido e fraco; Dificuldade respiratória; Perda de consciência.
Na dengue hemorrágica, o quadro clínico se agrava rapidamente, apresentando sinais de insuficiência circulatória e choque, podendo levar a pessoa à morte em até 24 horas. Se você apresenta esses sintomas, vá imediatamente a uma unidade de saúde.
Como prevenir
A melhor forma de prevenir a Dengue, Zica e Chikungunya, é a eliminação do vetor. Para isso, é fundamental eliminar os criadouros do aedes aegypti, que coloca seus ovos em recipientes com água parada. O cuidado para evitar a sua proliferação deve ser feito eliminando garrafas, sacos plásticos e pneus velhos que ficam expostos à chuva, além de tampar recipientes que acumulam água como caixas d´agua e piscina.
Prefeitura lança Podcast PapoPref para aproximar a população das ações públicas