Quinta-feira, 06 de outubro de 2016
Última Modificação: 11/01/2017 13:29:13 | Visualizada 1890 vezes
Ouvir matéria
Em 2015 e agora em 2016 foi realizada a avaliação nutricional com todas as crianças das escolas municipais da cidade e do interior de Turvo, e as notícias são boas. Houve um aumento de 141 alunos avaliados, sendo um total de 1644 crianças.
A nutricionista responsável pelo trabalho é Taniclear Betinelli, que fez o comparativo dos dois anos (2015 e 2016) para analisar o que melhorou e quais casos precisam de mais atenção. As faixas analisadas são de desnutrição, risco de desnutrição, peso normal, risco de sobrepeso e sobrepeso/obesidade.
“Nós podemos observar que o risco de desnutrição e desnutrição permaneceram os mesmos, mas o risco de sobrepeso e obesidade diminuiu bastante, relativamente. E a quantidade de alunos com peso normal aumentou, o que eu acho que é importante ressaltar, devido à educação nutricional que a gente está fazendo”, afirma a nutricionista.
Foi realizada na Escola Municipal Elias Abrahão, nos dois anos, a conscientização das crianças a ter hábitos alimentares mais saudáveis. Segundo ela, também devido ao crescimento das crianças e mais atividade física, as que estavam com o peso acima do ideal voltaram para o peso normal e as crianças que estavam com desnutrição e risco de desnutrição permaneceram em mais ou menos 12% nos dois anos. Já uma das análises mais animadoras é que a quantidade de criança que está com sobrepeso e obesas, diminuiu pela metade.
O trabalho realizado em todas as turmas da escola Elias, contou com a apresentação da pirâmide alimentar, mostrando todos os grupos alimentares, a quantidade ideal, a importância de comer frutas e verduras. E como várias crianças acabam contando desse aprendizado em suas casas e até mesmo monitorando isso, é algo que auxilia para uma melhor qualidade de vida não só delas, mas também de toda a família.
Com algumas crianças que estavam em casos mais graves de obesidade ou de desnutrição, foi realizado um trabalho mais próximo, pedindo a presença dos pais, para os quais a nutricionista passou uma orientação e um plano alimentar para elas.
De acordo com Taniclear, a avaliação nutricional anual continuará sendo realizada em todas as escolas e creches do município de Turvo, “acompanhando principalmente as que estão abaixo do peso e acima do peso, pois eu acho que o fundamental é a educação nutricional das crianças. Elas aprenderem o que é importante comer, a importância da alimentação saudável e a importância da atividade física”.
Orientações aos pais
Os pais primeiro têm que conhecer o peso da criança, afirma Taniclear. Muitos pais não sabem quantos quilos que o filho pesa, qual a altura da criança e o peso ideal. Então deve conhecer primeiro o peso da criança, ver se ela está acima ou abaixo do peso, e depois incentivar sempre a comer frutas, verduras, tomar água, trocar o refrigerante pelo suco natural, evitar bolacha recheada, chips, salgadinhos, entre outros.
“Outra coisa que eu falo bastante na sala de aula é que as crianças estão muito sedentárias. Elas ficam muito na frente da televisão, do computador, do celular, então a família deve incentivar para que elas brinquem, corram, pulem corda, andem de bicicleta para gastar essa energia”, ressalta.
Tabela de comparação de Avaliação Nutricional
|
2015 |
2016 |
||
DESNUTRIÇÃO |
104 alunos |
6,9% |
63 alunos |
3,8% |
RISCO DE DESNUTRIÇÃO |
87 alunos |
5,7% |
149 alunos |
9% |
PESO NORMAL |
980 alunos |
65,2% |
1235 alunos |
75,1% |
RISCO DE SOBREPESO |
64 alunos |
4,2% |
86 alunos |
5,2% |
SOBREPESO/OBESIDADE |
268 alunos |
17,8% |
111 alunos |
6,7% |
TOTAL |
1503 alunos |
1644 alunos |