Quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016
Última Modificação: 11/01/2017 13:30:13 | Visualizada 365 vezes
Ouvir matéria
O município de Turvo está firme contra o mosquito do dengue. Foi realizada no sábado, 13, a Campanha Hora H e na terça-feira, 9, o Dia D, para todos se mobilizarem e acabarem com focos e criadouros do Aedes Aegypti.
Uma grande carreata foi feita no sábado, chamando a atenção de toda a população contra a dengue, Zica vírus e febre Chikungunya, todas causadas pelo mesmo mosquito que vem assustando todo o país.
Mas a secretária da Saúde, Sonia Bruger, ressalta que é importante que esses cuidados sejam tomados diariamente, pois os riscos são grandes, já que o tempo para que um ovo ecloda e logo se torne o mosquito é de apenas uma semana.
Para se livrar dos criadouros é fácil. Basta não deixar água parada em nenhum recipiente, lembrando que até mesmo tampinhas de garrafa e sacolas plásticas podem ser focos. Deve-se ainda tampar caixas d’água, fechar bem as lixeiras, virar baldes e garrafas e colocar areia nos pratinhos de vasos de plantas.
O prefeito de Turvo, Nacir Bruger, afirma que agora é a hora de todos se unirem para acabar com o risco dessas doenças. E para isso, não se pode deixar o Aedes Aegypti aparecer, com cada um cuidando de sua casa e seu quintal. “Se o mosquito da dengue pode matar, ele não pode nascer”.