Sexta-feira, 04 de dezembro de 2015
Última Modificação: 11/01/2017 13:30:25 | Visualizada 468 vezes
Ouvir matéria
A prefeitura de Turvo por meio da Secretaria da Educação, junto ao Pograma da Saúde na Escola realizou uma avaliação nutricional durante esse ano com os alunos de todas as Escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI). No total foram avaliadas1503 crianças.
O trabalho foi realizado de forma geral e também por escola. A responsável pela avaliação nutricional foi a nutricionista Taniclear dos Santos Becker Betinelli, que afirma que os resultados obtidos comprovam a Teoria da Transição Nutricional.
Essa teoria é um estudo que explica a origem da obesidade a partir de dietas com alto conteúdo energético e o sedentarismo nas últimas décadas. E isso, sendo resultado de mudanças nos padrões alimentares aliadas ao desenvolvimento e maior acesso tecnológico, levando a um menor gasto energético.
Tendo isso como base, nas escolas de Turvo, entre risco de sobrepeso, sobrepeso e obesidade juntos, os números chegam a 21,9% de todos os alunos da rede municipal. Os que estão com o peso normal para a idade e altura são 65,2%, número que precisa aumentar segundo a nutricionista.
Para que isso ocorra, está sendo feito um trabalho de educação nutricional com as crianças, falando sobre a importância da alimentação saudável, que começou pela Escola Municipal Elias Abrahão. E também haverá palestras junto aos pais. “As que apresentam casos mais extremos, como a obesidade ou a desnutrição, precisam de acompanhamento. Então são encaminhadas para serem tratadas clinicamente para reverter esse quadro”.
Resultados
Desnutrição – 104 – 6,9%
Risco de desnutrição – 87 – 5,7%
Normalidade – 980 – 65,2%
Risco de sobrepeso – 64 – 4,2%
Sobrepeso – 154 – 10,2%
Obesidade – 114 – 7,5%