Avenida Doze de Maio, 353 CEP 85150-000 - Turvo - Paraná - CEP 85150-000 |
(42) 3642-1145 |
ouvidoria@turvo.pr.gov.br
| Acessibilidade

No dia 13 de Agosto, gestores e servidores da Pref

Terça-feira, 18 de agosto de 2015

Última Modificação: 11/01/2017 13:30:30 | Visualizada 1814 vezes


Ouvir matéria

No dia 13 de Agosto, gestores e servidores da Prefeitura Municipal de Turvo foram entrevistados pela equipe da Rede Cidade Digital sobre os projetos que estão em andamento para deixar a cidade mais conectada ao mundo virtual. 

 

Rede Cidade Digital é uma iniciativa de fomento à implantação de soluções em Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) para as cidades.Para tanto, a Rede Cidade Digital atua para informar, através da produção de conteúdo próprio e da disseminação de conteúdos relevantes, e promove espaços para compartilhamento de experiências e conhecimentos. Este principio de compartilhamento é a base do conceito de “rede” e é fomentado pela Rede Cidade Digital de modo virtual e físico, através dos eventos.

 

O primeiro destaques do município de Turvo foi o Projeto Tablet´s realizada pela Secretaria de Saúde Sônia Roth Bruger. O prontuário eletrônico já presente na unidade sede, localizada na área urbana, está em processo de implantação neste mês nas quatro principais unidades de atendimento da zona rural. A iniciativa, acrescenta a secretária de Saúde de Turvo, vai garantir a construção de um prontuário familiar municipal.

 

Já o segundo projeto que está chamando a atenção é o programa de interligação das unidades municipais como escolas e postos de saúde através de fibra ótica e radio digital. 

 

A expectativa dos gestores do município é que entre o final do ano e início de 2016 a implantação de uma rede de fibra óptica esteja finalizada na localidade. Turvo se prepara internamente para receber a alta conexão, por meio de uma parceria com provedores via Rede 399, projeto do Governo do Estado. “O interessante disso é que desperta bastante a concorrência na cidade. Independente das empresas ganharem ou não a licitação, elas estão investindo em infraestrutura”, explica o diretor de TI, Willian Quenehen, sobre melhorias na oferta de serviços.

 

De acordo com ele, a ideia é interligar 29 prédios e levar conexão para comunidades afastadas na zona rural, algumas a 50 km de distância da cidade. O projeto prevê, por exemplo, a disponibilização do sinal de internet gratuito, através de rádio digital, em áreas carentes e duas comunidades indígenas. “Estamos renovando os servidores e em processo de orçamento para viabilizar a licitação. Estamos ansiosos pra ver o resultado final. É uma estrutura básica que abrirá uma série de ações”, resume o diretor de TI. A previsão de economia, acrescenta Quenehen, somente com internet e telefone da prefeitura é de pelo menos R$60 mil por ano.

 

Se você quiser acompanhar a matéria completa, acesse o link Rede Cidade Digital

 

Fonte: Assessoria de Imprensa

 Galeria de Fotos

 Veja Também