Segunda-feira, 16 de junho de 2025
ÚVisualizada: 106 vezes
Ouvir matéria
Na manhã do último sábado (14), às 10h, o Município de Turvo celebrou a formatura da Cátedra de Empoderamento e Empreendedorismo Feminino (CEEF). A cerimônia marcou o encerramento de uma jornada transformadora para cerca de 30 mulheres que participaram do programa entre os dias 4 e 6 de junho.
A iniciativa, promovida pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) em parceria com a Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), tem como objetivo oferecer capacitação e ferramentas práticas para impulsionar a autonomia financeira, autoestima e protagonismo feminino nas comunidades.
Durante a cerimônia, realizada na Câmara Municipal de Vereadores, estiveram presentes o prefeito Marcos Seguro, o vice-prefeito Carlinhos, a coordenadora do projeto professora Loide Andréa Salache, a secretária municipal de Família e Desenvolvimento Social Daniela Bottega, além de outras autoridades como Lucinha Camilo (Semipi), a vereadora e procuradora da mulher Marina Vennek Borges, e a diretora de Políticas Públicas para as Mulheres Evanisy Santos Miranda.
Em sua fala, o prefeito Marcos Seguro destacou o compromisso da gestão com o fortalecimento feminino:
“Ficamos muito felizes em poder acolhê-las e hoje parabeniza-las por esse momento. Sigam em frente, nos colocamos a disposição para que possamos estar em pari passu ao lado e fortalecendo a mulher turvense”
A oradora da turma, Leodiceia, terapeuta e participante do curso, emocionou o público ao compartilhar:
“Saímos da Cátedra com uma rede de mulheres se apoiando, incentivando e lutando umas pelas outras.”
Durante os três dias de capacitação, as participantes participaram de oficinas e formações nas áreas de empreendedorismo, marketing digital, saúde, segurança, inovação, autocuidado e autoestima. Ao final, não faltaram depoimentos emocionados sobre o impacto da Cátedra em suas vidas.
“Estou muito feliz. Foi muito gratificante ouvir coisas que me incentivam. A partir de agora é só pra cima, só crescer”, disse Gisele, empreendedora turvense e aluna do curso".
A Cátedra da Mulher vem se consolidando como uma poderosa ferramenta de inclusão, transformação social e desenvolvimento comunitário — e Turvo, mais uma vez, reafirma seu compromisso com políticas públicas que colocam as mulheres como protagonistas da sua própria história.
Mais dignidade: Prefeito Marcos assina contrato para construção de 88 novas unidades habitacionais
Turvo recebe veículo 0KM para fortalecer políticas públicas para mulheres